Família:Algae.
Sinônimos botânicos;
Outros nomes populares:
Constituintes químicos:
O agar-agar é um hidrocolóide extraído de algas marinhas que é largamente utilizado na indústria alimentícia. Entre as suas principais propriedades destacam-se seu alto poder gelificante, elevada força de gel a baixas concentrações, baixa viscosidade em solução, alta transparência, gel termo-reversível e temperaturas de fusão/gelificação bem definidas. O agar-agar é também utilizado em menor escala em diversas aplicações de outros setores industriais.
Propriedades medicinais:inibidor do apetite, laxante, protéico.
Indicações:
O gel de agar-agar tem a interessante propriedade de inibir a liquefaçãocaracterística que ocorre na ação enzimática de microorganismos. Estapropriedade encontra uma variedade de aplicações nas indústrias médicae farmacêutica onde o agar-agar é utilizado como substrato napreparação de meios de cultura bacteriana em microbiologia, comolaxativo e agente terapêutico no tratamento de disfunções digestivas,como agente retardador e carregador na administração de remédios,antibióticos e vitaminas, como agente de suspensão de sulfato de bárioem radiologia, como estabilizador de soluções de colesterol e comoagente de suspensão em diversos tipos de emulsões. O agar-agar encontraainda várias outras aplicações industriais onde um agente gelificantese faz necessário como em próteses dentárias, emulsões fotográficas,diferenciação de proteínas por eletroforese, cromatografia por exclusãode tamanho, moldagem de materiais e meios de cultura de tecido deplantas em biotecnologia
Parte utilizada:
folhas e raizes
Contra-indicações / cuidados:Gestantes, nutrizes e crianças até três anos somente devem consumir esse produto sob orientação de nutricionista ou médico.
Efeitos colaterais:
Modo de usar:
Insolúvel em água fria, porém, expande consideravelmente e absorve uma quantidadede água, cerca de vinte vezes o seu próprio peso, formando o gel não-absorvível, não-fermentável e com importante característica de seratóxico.
Insolúvel em água fria, porém, expande consideravelmente e absorve uma quantidadede água, cerca de vinte vezes o seu próprio peso, formando o gel não-absorvível, não-fermentável e com importante característica de seratóxico.
Algumas espécies do gênero
Nenhum comentário:
Postar um comentário