ORÁCULOS E TERAPIAS

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

AÇAI


Nome científico;Euterpe oleracea Mart.
Família:Arecaceae.
Sinônimos botânicos;Catis martiana O.F. Cook, Euterpe badiocarpa Barb. Rodr., Euterpe beardii L.H. Bailey, Euterpe cuatrecasana Dugand
Outros nomes populares:açaí-do-pará, açaizeiro, assai, juçara, piná, palmito, uassai.
Constituintes químicos:A parte industrializável do fruto (epicarpo e mesocarpo) apresenta valor energético de 262 kcal/100g. Na bebida açaí, o valor energético depende da quantidade de água adicionada durante o processamento. Para o açaí do tipo médio ou regular, que contém entre 11% e 14% de sólidos totais, esse valor varia entre 72 kcal/100 g e 92 kcal/100 g. A bebida açaí é um alimento rico em lipídios, proteínas, potássio, cálcio, fósforo, sódio e magnésio.
Propriedades medicinais:adstringente, resolutivo, depurativo
Indicações:diarréia, fígado, icterícia, cirrose, anemia, vermes, hemorrágica.
Parte utilizada:
Contra-indicações / cuidados:
Efeitos colaterais:
Modo de usar: O açaizeiro fornece dois importantes produtos para a agroindústria da Amazônia Brasileira: o fruto e o palmito. O principal produto oriundo do fruto é uma bebida de consistência pastosa, denominada açaí. A consistência pastosa da bebida é devido aos elevados teores de amido (9,30%) e pectina (0,67%) encontrados na parte comestível do fruto. A bebida açaí é obtida com a adição de água durante o processamento dos frutos. Para cada quilograma de fruto processado, obtém-se de 450 g a 500 g de açaí. Dependendo, principalmente, da quantidade de água usada durante o processamento dos frutos, a bebida açaí recebe a seguinte classificação:Açaí grosso ou especial, quando apresenta teor de sólidos totais superior a 14%;Açaí médio ou regular, quando apresenta teor de sólidos totais entre 11% e 14%;Açaí fino ou popular, quando apresenta teor de sólidos totais entre 8% e 11%;Açaí integral, quando o produto é obtido sem adição de água e contém no, mínimo, 40% de sólidos totais.Na Amazônia Brasileira, em particular nos Estados do Pará e Amapá, a bebida açaí constitui-se em importante item da alimentação dos ribeirinhos e mesmo da população urbana. Nessa região, é consumido, na maioria dos casos, na refeição principal, puro ou misturado com farinha de mandioca. Em outras regiões do Brasil é consumido como bebida energética, geralmente misturado com xarope de guaraná e outras frutas tropicais. O açaí também é utilizado na formulação de sorvetes, geléias, iogurtes, licores, doces, bolos, pudins e bombons de chocolate com recheio de polpa da fruta.
Algumas espécies do gênero:Euterpe.
Origem e distribuição geográfica:O açaizeiro tem como centro de origem a Amazônia Oriental Brasileira, mais precisamente a região do estuário do Rio Amazonas. No estuário do grande rio, são encontradas densas e diversificadas populações naturais, com variações bem acentuadas no que concerne às características morfológicas, fenológicas, fisiológicas e agronômicas das plantas. As variações encontradas dentro das populações, normalmente, são mais expressivas que entre as populações.No Brasil, ocorre em estado nativo no Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. É também encontrado, espontaneamente, na Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Panamá, Equador, Panamá, Equador e Trinidad. Nesses países, a espécie é pouco explorada, por ocorrer em baixa freqüência e com poucos indivíduos por hectare.
Descrição da planta:É uma palmeira multicaule, com até 25 estipes por touceira. Os estipes, nos indivíduos adultos, apresentam altura e diâmetro variando entre 3 m e 20 m e entre 7 cm e 18 cm, respectivamente. Cada estipe sustenta, em sua porção terminal, um conjunto de 8 a 14 folhas compostas, pinadas e de arranjo espiralado, com 40 a 80 pares de folíolos, opostos ou subopostos. A inflorescência do açaizeiro é infrafoliar e disposta quase horizontalmente. Nos dois primeiros terços de cada ráquila as flores estão dispostas em tríades, com cada flor feminina ladeada por duas flores masculinas. No terço terminal das ráquilas encontra-se, normalmente, somente flores masculinas. As inflorescências apresentam, em média, 80,5% de flores masculinas e 19,5% de flores femininas. O fruto é uma drupa globosa, apresentando resíduos florais, com diâmetro variando entre 1 cm e 2 cm e peso médio de 1,5 g. O epicarpo, nos frutos maduros, apresenta coloração arroxeada quase preta ou verde, dependendo do tipo. O mesocarpo é polposo e delgado, com espessura quase sempre igual ou inferior a 1 mm e envolve o volumoso e duro endocarpo o qual contém em seu interior uma semente, com embrião diminuto e abundante endosperma ruminado.
Propagação:É propagado por sementes, as quais germinam entre 22 dias e 48 dias após a semeadura. As mudas estão aptas para serem plantadas no local definitivo, seis a oito meses após a semeadura.
Variedades e clones:Não existem variedades nem clones de açaizeiro devidamente caracterizados e avaliados. Nas populações naturais e nos pomares encontram-se diversos tipos que se distinguem entre si pelas seguintes características: cor e tamanho dos frutos, tamanho dos cachos, disposição das ráquilas, diâmetro dos estipes, número de estipes por touceira, entre outras. Os dois tipos mais comuns são: o açaí roxo, também denominado de açaí preto e o açaí branco. O primeiro apresenta frutos com coloração arroxeada, quase preta, quando completamente maduros; no segundo tipo, a coloração dos frutos, mesmo quando completamente maduros, é verde.
Clima e solo:Espécie tipicamente tropical, desenvolve-se melhor e apresenta maior produtividade em locais com tipos climáticos quentes e úmidos e com precipitação de chuvas superior a 1.800 mm, bem distribuídas nos meses do ano. Não é indicado o seu cultivo em áreas com temperaturas médias anuais inferiores a 21° C. Pode ser cultivado tanto em solos de terra firme como em solos de várzea. A espécie dispõe de mecanismos adaptativos para sobreviver em solos com baixa tensão de oxigênio, no entanto, o seu cultivo em áreas permanentemente inundadas não é recomendado, pois o crescimento da planta e a produção de frutos são bastante afetados.
Espaçamento:O espaçamento indicado para a cultura é de 5 m x 5 m, com quatro plantas por touceira, o qual possibilita o estabelecimento de 1.600 plantas hectare. No plantio do açaizeiro em consórcio com o cupuaçuzeiro, a primeira espécie deve ser plantada no espaçamento de 5 m x 5 m e a segunda, no espaçamento de 10 m x 10 m. Nesse sistema, cada hectare comporta 400 cupuaçuzeiros e 100 touceiras de açaizeiro, cada uma manejada com quatro plantas.
Época de produção e produtividade: A produção de açaí, na microrregião de Belém, ocorre em todos os meses do ano, sendo, no entanto, insignificante, no período compreendido entre janeiro e julho. A safra se concentra no segundo semestre do ano, com maiores produções nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro (Figura 1). Aproximadamente, 76% da produção de frutos se verifica nesses meses. Nas demais regiões produtoras do Estado do Pará, o padrão de distribuição da produção é semelhante ao verificado em Belém, com exceção de alguns municípios situados na microrregião de Breves onde os picos de safra ocorrem, predominantemente, no primeiro semestre e a estação de baixa produção de frutos, no segundo. Esse padrão de distribuição da produção também é observado em alguns municípios do Estado do Amapá.O açaizeiro inicia seu ciclo de produção três anos e meio a quatro anos após o plantio. Os primeiros cachos produzidos são pequenos, raramente com peso superior a 5,0 kg. Dependendo das práticas de cultivo e de manejo adotados no pomar, a produtividade varia bastante. Em pomares bem conduzidos, é possível obter produtividade de até 20 toneladas de frutos por hectare, quando as plantas atingem idade igual ou superior a oito anos.
Fontes: Herbario - www.herbario.com.br EMBRAPA- www.cpatu.embrapa.brhttp//umbuzeiro.cnip.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário