ORÁCULOS E TERAPIAS

terça-feira, 12 de agosto de 2014

AMOR-PERFEITO

Nome científico:
Viola tricolor L.

Família: 
Violáceas

Sinonímia popular:
Violeta-tricolor,violeta-de-três-cores, amor-perfeito-branco, flor-da-trindade

Nome em outros idiomas:
Alemão: stiefmütterchen; Francês: pensée du bois; Espanhol: pensamiento, trinitaria; Inglês: pansy; Italiano: viola del pensioero.

Parte usada:
A planta toda

Propriedades terapêuticas:
Antiinflamatória,expectorante,estimulante,sudorífica,diurética,depurativa, emoliente, antitumoral, laxante.Especialmente útil no tratamento do eczema úmido.Atua favoravelmente sobre os gânglios linfáticos.

Princípios ativos:
Flavonóides,Saponinas,Alcalóides,Taninos,Violarrutina,Violanina,Mucilagens,Resina,Glucosídeos, contém sobretudo um óleo essencial, a violaquercitrina-flavona, um metil éster do ácido salicílico.

Indicações terapêuticas:
É um reputado "depurativo", muito utilizado no tratamento de fundo de diversas afecções cutáneas: acné, eczemas, ictiosis, psoriasis, urticaria, herpes, icterícia,doenças cardíacas nervosas.
Gripe, resfriados, bronquitis.
Estados em que se requieram um aumento das diuresis: afecções genitourinarias (cistitis, ureteritis, uretritis, oliguria, urolitiasis), hiperazotemia, hiperuricemia, gota, hipertensão arterial, edemas, regimes acompanhado de retenção de líquidos.
Uso tópico: feridas e ulcerações dérmicas, bucais, blefarites, conjuntivites, estomatites, parodontopatías, faringites, dermatites, eritemas, plurito, vulvovaginitais.

Informações complementares.

Origem:
 Europa

Usos medicinais: 
É muito empregada desde os tempos remotos.Homero conta que os atenienses a utilizavam para moderar a ira. Utilizavam uma guirlanda de flores da Viola tricolor para prevenir dores de cabeça e enjôos. Os chineses utilizam a espécie Viola yedoensis de forma similar. Esta última também empregada em tratamento do eczema infantil grave em um hospital de Londres.
As folhas secas da Viola tricolor, pulverizadas ou misturadas com mel até formarem uma pomada, aplicadas sobre as feridas, ajudam a cicatrizá-las. Para curar infecções cutâneas, tratam-se as partes afetadas com compressas de gaze embebidas em uma infusão da planta. A decocção alivia também as dores reumatismais e trata as afecções de pele, dermatites e eczemas. A infusão, que também pode ser bebida, combate as afecções do sangue, a debilidade nervosa, o cansaço, as doenças cardíacas nervosas e icterícia, pois estimula o metabolismo.
Constitui um bom expectorante devido a seu alto conteúdo em saponinas e também tonificam e fortalecem os vasos sanguíneos.
Emprega-se como cosmético para limpeza de pele e como loção capilar contra a queda do cabelo. Serve para gargarejos. As raízes são eméticas.

Modo de usar: 
Infusão para uso geral: Prepara-se infusão de duas colheres de café por xícara de água fervente, deixe descansar por um quarto de hora. Adoçar com mel. Em virtude dos efeitos eméticos do amor-perfeito, desaconselha-se o aumento das doses.
Xarope: triturar uma colher média de flores secas e colocar em maceração durante uma hora em 250g de água fervendo. Filtrar. Dissolver a quente, sem ferver, 250g de açúcar. Tomar de 5 a 6 colherinhas ao dia.
Depurativo:
Infusão: macerar, por uma noite, 8gr de flores e folhas secas de amor-perfeito em um quarto de litro de água fria. Pela manhã, ferver tudo, adicionando 100gr de leite açucarado. Filtrar a bebida e ingeri-la em jejum. Continuar o procedimento por 3 semanas.
Feridas,chagas e úlceras:
Cataplasma: para favorecer a cicatrização, fazer compressas com flores e folhas frescas e esmagadas de amor-perfeito, misturadas com leite frio.
Infusão: por durante um quarto de hora uma colher de flores secas trituradas em uma xícara de água fervendo. Tomar de 2 a 3 vezes ao dia. Adoçar com mel.

Contra-indicações:
Não se deve administrar doses muito altas, já que a planta contém saponinas que podem produzir náuseas e vômitos. Seu uso como diurético na presença de hipertensão, cardiopatias ou insuficiência renal moderada e grave, só deve usar sobre prescrição e controle médico, ante el peligro que puede suponer el aporte incontrolado de líquidos, la posibilidad de que se produzca una descompensación tensional o, si la eliminación de potasio es considerable, una potenciación del efecto de los cardiotónicos.
Tener en cuenta el contenido alcohólico del extracto fluido, de la tintura y del jarabe.

Curiosidades: 
No livro de Shakespeare Sonho de uma noite de verão, o amor perfeito é a flor que Oberon pede a Puck encontrar para fazer adormecer Titânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário